CAÍMOS? ENTÃO, VAMOS NOS LEVANTAR!

Salve, Salve, Nação rubro-negra,
  

“A nossa maior glória não reside no fato de jamais cair, mas em levantar a cada queda”
(frase atribuída a Confúcio)

    

   

Perder um clássico, ainda mais sendo decisivo, é algo que não estamos acostumados e que jamais aceitaremos. No entanto, sabemos ser impossível vencer sempre. Em algumas pouquíssimas ocasiões, é fato que sairemos derrotados. Cabe mostrar nossa grandeza sabendo se levantar. 
  
A boa notícia é que todos nós sabemos que o Flamengo é mestre em se reerguer, em transformar crises em oportunidades, em se fortalecer com derrotas, em não se abalar. Por isto, nosso urubu já foi inúmeras vezes comparado com a fênix.
   
Ambiente conturbado, muita fofoca nos jornais, graves omissões na gestão do futebol, troca de dirigentes e de membros da comissão técnica, o principal jogador não demonstrando vontade de honrar o Manto e uma derrota num clássico numa quarta-feira de cinzas por 2 x 1, de virada. Todos estes fatos presentes neste 2012 também aconteceram em 2010, ano de tristes lembranças. Aos que estão preocupados por causa de tais coincidências, saibam que, na realidade, o destino está nos dando a oportunidade de reescrever nossa própria história.
   
A esperança já começa pela nossa própria atuação no jogo. Perdemos, sim; porém, não jogamos mal. Pelo contrário! No primero-tempo, principalmente, tivemos uma atuação que não tínhamos desde a boa sequência de vitórias ainda no primeiro-turno do brasileirão. O jogo foi decidido nos detalhes. Detalhes como o fato do Alecsandro e Diego Souza terem feito o gol no rebote e do Deivid, livre, com o gol escancarado, ter perdido o gol que o mundo todo está comentando.
   
Deivid  jamais poderia ter ter perdido aquele gol, pois o erro aconteceu por pura displicência em um momento que não se podia errar. Porém, no dia seguinte ao fatídico lance, ele mostrou personalidade e hombridade ao não se esconder, ao procurar a imprensa e assumir com dignidade a sua culpa. Não tentou transferir a responsabilidade, nem se omitiu. Isto faz dele um guerreiro. Se essa sua guerra particular será vencida, só o tempo poderá nos dizer. No entanto, cabe a ele, e somente a ele, dar a volta por cima. De minha parte, é bem provável que consiga perdoá-lo após ele se tornar o artilheiro da Libertadores e autor do gol do título, de preferência contra o próprio Vasco.
  
Uma das queixas mais comuns nos blogs e redes sociais é a quantidade de volante do time. Sinceramente, isto não me preocupa. Até porque o conceito é subjetivo. O futebol é muito dinâmico para ficarmos rotulando jogadores por posição. Um Diego Souza era considerado volante no Flamengo e hoje dizem que é ofensivo no Vasco. Renato Abreu já jogou de atacante no Corinthians. Para quem acha que estou cometendo um sacrilégio, observe o meio-campo da grande campanha comandada pelo próprio Joel em 2007:  Jailton, Christian, Toró e Ibson. Mesmo com tantos cabeças-de-área, esse time empolgou a torcida, não? Não paro por aí. Qual foi o meio-campo do nosso hexa? Fomos campeões com 3 volantes: Airton, Williams e Maldonado. A grande diferença para o de hoje reside justamente no jogador mais habilidoso: Pet x R10.
  
Esta é para mim a principal discussão. Não importa com quantos volantes jogamos, mas com quantos jogadores defendemos e com quantos atacamos. Os laterais podem fazer o papel de um armador, por exemplo. Também não acho que nosso principal problema seja contar com um atacante para o qual não existe “gol feito”. Afinal, o Deivid pode até ser substituído. Entretanto, o que fazer quando o astro da companhia não parece estar com vontade de cumprir com seu papel de condutor e maestro do time? Fico bastante à vontade para criticar, porque fui um grande defensor de sua contratação. Mas, é inadmissível que Ronaldinho continue se escondendo no jogo. Técnica e habilidade todos sabemos que ele possui. No entanto, não posso admitir que algum jogador entre em campo sem estar inteiramente comprometido com a vitória, sem ter a fome de gol na alma. Quem pode mais, tem que ser mais cobrado. Ora, o bolso está cheio, o técnico de quem ele não gostava já se foi, o que mais quer Ronaldinho? Nós sabemos o que queremos dele: comprometimento!
  
Ronaldinho, portanto, cabe a você a decisão: se comprometa com o time, honre o Manto Sagrado ou peça para sair! Em qualquer uma das duas situações tenho certeza de que estaremos de pé, totalmente refeitos da última eliminação, fazendo uma ótima campanha na competição que realmente nos interessa: a Libertadores!
  
FLAmém!
Saudações Rubro-Negras,
Jorge E F Farah (JEFF)

Postado por Jorge E. F. Farah (JEFF) às 02:14
Comentários (21)

21 Comentários »

  1. por Mario Nelson em 25/02/2012

    JEFF, é isso aí.
    Vamos tirar o foco exclusivo do retrovisor e olhar para a frente (sem perder de vista, é claro, o que erramos e o que teremos de fazer para corrigi-lo).
    Não foi o Vasco que ganhou o jogo, nós é que perdemos. E perdemos por marra; porque o artilheiro foi na bola pensando mais nas dancinhas do que em simplesmente estufar as redes. Mas o jogo estava mole!
    A estupidez do Deivid foi tão grande que ninguém lembra o lance maravilhoso de Léo Moura, quando passou a bola para ele, furando umna floresta de pernas vasCANINAS.
    Bola pra frente. Está no O GLOBO de hoje a nova Comissão Técnica. Jairo é um sujeito vivido e acostumado a administrar ídolos marrentos – tem tudo para ser um novo Bosco. O preparador físico caiu na real e admitiu que R10 precisa de um trato diferenciado, pela idade e pelas exigências. O garoto do Capitão Coutinho pode dar um oxigênio novo para o Departamento de Futebol.
    Vai dar certo? Não sei.
    Pode dar certo? PODE!!!
    Agora, se me permite, uma dica importantíssima: vamos ficar de olho no Ronaldinho na seleção. Se der xabu, aí já era, MESMO; caímos no conto do bom velhinho e pagamos diploma de otários. Mas, se ele repetir as atuações do primeiro semestre de 2011, é exigir que pare de se esconder debaixo do Manto Sagrado.
    Tá feia a coisa? Tá.
    Mas é na hora das grandes brabeiras que a Nação se une e passa o rolo compressor por cima DO RESTO.
    O RESTO está festejando o jogo que perdemos – mas estamos acostumados com isso. “Eles” não se preocupam em ganhar, “eles” vibram mesmo é quando a gente perde.
    Coisa de perdedores.
    SRN

    Responder

    Jorge E. F. Farah (JEFF) Respondeu:

    Mario Nelson,
    “Todo mundo fica louco com o Flamengo. Não importa se torce pro Flamengo ou não.” Arthur Muhlenberg (Urublog). Jorge Farah (JEFF)

    Responder

  2. por mcm em 25/02/2012

    Jorge, acho que é complicado cobrar do cara uma coisa que ele não faz há seis anos.

    Muita gente acha que ele não joga mais pq não quer (eu acho que ele não consegue mesmo, mas é questão de opinião), mas o fato é que ele vem jogando exatamente isso desde 2006 — inclusive os lampejos são tão brevemente periódicos quanto vinham sendo desde 2006.

    Quando o Flamengo foi até ele oferecer a fortuna que lhe paga, talvez acreditasse que ele jogaria mais do que vinha jogando. Ou que, pelo nível no Brasil ser mais baixo, ele sobressairia. Ok, era uma aposta.

    O Milan agradece.

    ———-

    Fico imaginando o Flamengo cobrando do Ronaldinho que jogue mais bola:

    – Ronaldo, estamos lhe pagando R$ 1,2 M por mês, vc precisa jogar bem mais que isso.
    – Meu caro, eu jogo exatamente isso há seis anos e foram vcs que me ofereceram esse salário.

    Responder

    Ronaldo Respondeu:

    MCM,

    Mais uma vez mandou muito bem. Assino embaixo e concordo com o que falou.

    Parece uma coisa esquizofrênica essa nossa relação com o R10. Parece a história do marido traído, ciente que é, mas que ama a mulher.

    Ronaldinho não joga nada desde que foi pro Milan, a gente paga uma fortuna por ele, e fica ad-eternum esperando um dia improvável chegar, para vê-lo jogar quando era do Barcelona.

    Precisamos acordar o quanto antes e negociá-lo na proxima janela com algum time de cegos da China, Rússia e etc.

    SRN

    Responder

    Jorge E. F. Farah (JEFF) Respondeu:

    MCM, O que você falou faz todo sentido. A comapração com o Milan é bem apropriada. A questão do Ronaldinho QUERER jogar mais é relacionada a: motivação e estabelicmento de prioridades. Eu não o considero em declínio técnico. Seu problema pode ser físico, causado pelo excessos fora de campo. Eu ainda acredito que se diminuir um pouco o rítmo fora de campo, seu desempenho dentro do campo já será satisfatório. Mas, não tiro a razão do seu comentário. Jorge Farah (JEFF)

    Responder

    Mario Nelson Respondeu:

    JEFF, relutei em voltar ao assunto – porque respeito as opiniões divergentes e não gosto de fazer omelete com o ovo ainda na barriga da galinha.

    Mas me permita repetir o que disse no comentário anterior:
    “vamos ficar de olho no Ronaldinho na seleção. Se der xabu, aí já era, MESMO; caímos no conto do bom velhinho e pagamos diploma de otários. Mas, se ele repetir as atuações do primeiro semestre de 2011, é exigir que pare de se esconder debaixo do Manto Sagrado.”

    Você repôs a questão nos trilhos: não vamos passar cheque em branco para ninguém, nem vamos escalar um museu de craques decadentes.
    MAS não existe um único meio-campo no Brasil digno desse nome – tanto que o bando de enganadores que a CBF despejou nos últimos anos só fez besteira, com a amarelinha.

    Tudo tem um limite, porém. R10 está perto desse limite – mas, há alguns meses, estávamos desesperados com os curintchanos da CBF que nos tiraram o jogador para compromissos idiotas da seleção. Sinal que ele nos faria falta MESMO, como efetivamente fez.
    Acredito que agora ficou claro o que eu penso. E TORÇO – porque não é questão de opinião, é questão de vermos ou um Flamengo diferenciado ou um Flamengo retranqueiro e medíocre.
    SRN

    Responder

    Náyra Respondeu:

    Mario, lembra quantos jogos vencemos sem R10 no time ano passado? Pois bem, a maioria das pessoas esquecem os números do Brasileirão, quantos camisas 10 fizeram 12 gols (nenhum de pênalti) e deram 7 assistências, sem ter nenhuma lesão, as “baixas” foram por cartão e pela seleção.
    Deem uma olhada nas matérias falando sobre o Flamengo chegando a cidades fora do RJ, como há gente esperando ansiosa por ver o Ronaldinho, até fora do país a badalação é enorme! Porque estou falando isso? Porque os 350 mil que o Fla pagava em 2011 era pelo futebol do R10, os outros 750 mil eram de direitos de imagem, ou seja, a Traffic pagava para usar a imagem de R10 e o Flamengo não podia negociá-la por não ser o detentor do direito. Agora o Flamengo é o detentor do direito e DEVE (de dever, obrigação) fazer uso desta imagem em forma de artigos voltados ao torcedor, campanhas publicitárias e até camisas, isto pode não dar “tão certo assim” no RJ, mas certamente fora do RJ será fantástico, principalmente nesses países onde iremos pela Libertadores!
    Ronaldinho nunca foi o cérebro do time, mesmo na seleção, sempre foi um meia ofensivo, jogando ao lado de outro bom meia, diferentemente do Pet que organizava mais e se preocupava menos com o ataque, ficava no meio e de frente pro gol, R10 vai pra cima e aparece para finalizar. Enfim, não discuto se um é ou foi melhor que outro, a questão é o posicionamento: R10 sempre jogou mais ou menos na mesma posição, trocando mais o lado do campo, vocês querem que ele jogue em uma outra posição e os técnicos tem colocado ele numa terceira opção.
    Joel disse que armaria o time em torno da posição que Ronaldinho prefere, assim colocou ele pra jogar onde gosta, na meia esquerda, com 2 atacantes a sua frente, o problema está do outro lado, onde não há um meia direita e nem alguém que apareça para dar opção, lá existe apenas Willians que é monstro de 1° volante e, sem a bola nos pés, e um perna-de-pau em qualquer outra função.
    Vamos lá senhores: Quantas jogadas Willians assassinou com requintes de crueldade contra o vasco? Quantas vezes ele impediu Léo de subir? E a mais difícil: Quantas vezes Renato apareceu para tabelar com R10 ou mesmo pegar a bola da defesa e passar para o ataque?
    Podemos jogar com 3 volantes? Claro que sim! Até devemos fazê-lo, como forma de liberar os laterais (JC já disse que Joel pediu que ficasse mais pro Léo subir), o problema é a combinação de volantes que está sendo usada, não há espaço para todos eles juntos e muito menos Willians tem futebol ou moral pra jogar na posição Sorin!

    Enfim, apenas queria por um pouco de justiça nesses comentários, servir de advogada do diabo, afinal estamos culpando a diretoria por não dar esporro em Ronaldinho e esquecemos que a Patrícia tem é que criar um dept. de Marketing decente, enquanto Coutinho e Jairo devem a partir de agora dar as cartas no futebol, chamar Joel e explicar que os garotos precisam entrar vez por outra, que o zagueiro que trouxeram depois de um bom investimento não é pra ficar esquentando banco e dizer ao R10 que ele pode sair à-vontade, desde que em campo corresponda, podem até lembrá-lo de quando Fred foi visto em um barro de madrugada e nos jogos seguintes fez muitos gols. Aliás, só para lembrar a vocês, vários dos “craques” dos outros times vão pra farra, inclusive os casados, a questão é o comprometimento em campo e isso passar por bronca e perda da braçadeira de capitão, até porque R10 NUNCA teve perfil para isso, já Love além de tudo é rubro-negro apaixonado!

    Jorge E. F. Farah (JEFF) Respondeu:

    Náyra,
    Só para definir. Há dois tipos de meia: o armador e o atacante. Antigamente, nós mais velhos chamávamos o primeiro de meia e o segundo de ponta de lança. Ronaldinho é o do segundo tipo. Meia-atacante ou até atacante, jogando ali pela ponta esquerda. O Meia armador é o cérebro do time , como você bem disse, não é o papel dele.
    O Flamengo pagava R$450 ao Ronaldinho. Os R$ 200mil adicionais (que totalizam os R$ 1,2MM que recebe) são de luvas. Eu tenho pouquíssimas esperanças (como já falei em algum artigo) de que o Flamengo tenha retorno financeiro sobre a imagem do Ronaldinho, neste ano. Empresas gostam de se ligar a vencedores e a imagem dele não é a de vencedor. Se ganharmos a Libertadores, tudo pode mudar. Mas, dependerá de um esforço dele para melhorar esta imagem. Fora isto, dependeremos de pro-atividade de nosso marketing. Difícil, não?
    E Williams terá que ser escalado enquanto Ronaldinho e Renato se movimentarem pouco. Precisamos de alguém para correr pelos outros.

    Jorge E. F. Farah (JEFF) Respondeu:

    Mário Nélson, R10 foi o melhor jogador durante nossa melhor fase no BR11 (tanto é que liderou a bola de ouro da Placar por muitas rodadas). Mas, também é verdade que podemos contar nos dedos os jogos em que ele arrebentou de verdade. A questão é que cobramos mais de quem pode nos dar mais. Jorge Farah (JEFF)

    Náyra Respondeu:

    JeFF, se conseguiram lucrar sobre a imagem de um cara que foi pego com travestis, gordo e que se dizia torcedor do maior rival (eles só falam do Palmeiras quando há jogo, de resto é o Fla), porque não conseguiriam com a imagem de Ronaldinho? Não falta mercado consumidor para artigos, tão pouco há problema em empresas se associarem, depois que ele chegou ao Fla, fechou com a Coca-Cola. A incompetência todinha é do dept. de MKT do Flamengo, R10 sumir em campo é culpa dele, o Fla não lucrar com a imagem do capitão é incompetência do Fla.
    Não questiono a escalação do Willians, como disse acima, ele é monstro como 1° volante, lá atrás, amarrado no zagueiros.

    Jorge E. F. Farah (JEFF) Respondeu:

    Nàyra,
    As coisas não são tão simples. Isto merece um artigo próprio. Mas, tentarei resumir. Quando uma empresa investe em um determinado clube ou jogador, quer associar sua imagem ao patrocinado. O Ronaldo, sempre foi um fenômeno, não só em campo como no marketing. É um jogador altamente carismático. Ele sozinho subiu o valor dos patrocínios no futebol brasileiro. Depois dele, os valores estão caindo até no Corinthians. O Flamengo ao trazer Ronaldinho imaginava fazer igual. Mas, Ronaldinho não tem uma imagem de vitorioso. Tem uma imagem de festeiro, alegre, mas nunca teve a imagem do cara que “garante a vitória”. Quando Ronaldinho chegou, eu fiz mais de um artigo dizendo que seria um ótimo negócio e previa retorno financeiro e esportivo. No segundo, ainda acredito. No primeiro, será mais difícil. Mas, ainda é possível. Mas, não é só ficar esperando alguém disposto a investir milhões como a Traffic fez. É preciso sermos pró-ativos e aí olhando par nosso depto de marketing fica difíil esperar sucesso.
    A esperança é que com títulos, os patrocínios venham.

    De qualquer forma, não deveríamos esperar contratos iguais ao que o Corinthians fez com base na imagem do Ronaldo. A realidade é outra. Periga passar mais um ano e ficarmos sem nada. Aí, termos sérios problemas de fluxo de caixa.
    JEFF (Jorge Farah)
    Só que depender de nosso marketing, já fica bem mais difícil.

  3. por Mario Nelson em 26/02/2012

    Náyra, você, como sempre, objetiva e lúcida. Assino embaixo tudo que você disse.
    O diabo (sujeito de sorte, tem uma advogada como você!) é que a gente vira, roda, faz pirueta – e sempre esbarra em omissões ou incompetências da Diretoria. É triste, ver que o Flamengo foi O ÚNICO time do brasileiro que não teve NENHUM pênalti a favor, em 38 rodadas. É triste, ter de depender de um esporro no craque para fazer ele render (quando teria de haver alguém capaz de cobrar um mínimo de profissionalismo). É triste, ver o desperdício de prestígio e marketing por não capitalizarmos a última grande griffe viva do futebol brasileiro. É triste ver a presidente ligar para o coveiro da Taça Guanabara e dizer que “ele não deve nada ao Flamengo, o Flamengo é que deve a ele”.
    Quem não sabe rezar, xinga Deus.
    SRN

    Responder

    Náyra Respondeu:

    Não vou reclamar dos pênaltis, se os corintianos roubam é motivo de vergonha para eles, quero ter nada com essa corja que habita a CBF.
    Jogador de futebol tem muito tempo que é mimado e tratado como reizinho, principalmente pelos torcedores que mal sabem ver 2 passos a sua frente (ainda estou traumatizada com a faixa de Willians na seleção), então tem sim que ter babá e quem puxe sua orelha, infelizmente as coisas estão assim -vide Neymar.
    Patrícia até fez certo em dar apoio depois de Deivid ter ido assumir a culpa publicamente, a questão não é o momento em que ela age e sim os momentos em que ela não age! Sabe aquelas crianças que levam as coisas de qualquer jeito e chegam no último bimestre precisando tirar nove pra passar de ano e vão lá e tiram? A pergunta é: se podia tirar 9/10 nas provas, porque não fez antes? Porque precisou ameaçar deixar de castigo? Patrícia é assim, só age no último minuto, podia ter tirado Luxemburgo em Agosto, podia tê-lo feito em Dezembro, pra que deixar para Janeiro depois da pré-temporada e da classificação para a Libertadores?
    No Flamengo tudo é feito em cima da hora, quando não há jeito, até mesmo as contratações no fim da janela! E não é só coisa da Patrícia, experimentamos isso há tempos, por isso agora tudo se acumulou e parece pior, mas é a mesma porcaria de anos o que só torna tudo ainda mais grave.

    Responder

  4. por Mario Nelson em 26/02/2012

    JEFF, é justamente disso que estou falando. O deserto de craques está tão brabo que o cara que liderou (de maneira inconteste, até os paulistas exigiam sua convocação para a seleção) não arrebentou em nenhum jogo. É por isso que a gente vai jogá-lo no lixo, alguns meses depois?
    E é claro que temos de cobrar mais dele. Só acho (e aí é opinião minha, que espero ser respeitada) que não devemos vaiar o sujeito que pode dar um toque de qualidade ao meio-campo e no apoio aos atacantes. E estamos vaiando (no blog) esse jogador.
    Uma coisa é dispensar o cara que não corresponde às exigências (justas) da torcida, que paga seu salário; outra é queimá-lo sem ter alternativas melhores.
    O mundo gira, a Portuguesa roda, e a gente sempre emperra no mesmo ponto: está faltando competência no gerenciamento do time. TEMOS O MELHOR ELENCO DO RIO, isso está muito claro nesta pelada que vasCANINOS e tricoFLORES estão jogando agora, no Engenhão. Cadê os diretores e administradores para materializar essa superioridade?
    E, cá pra nós: ao contrário do que latem os inimigos, nós, flamengos, não temos complexo de superioridade. Somos superiores MESMO!!!
    Tanto assim que a grande preocupação deles é ganhar da gente – ser campeão ou não é secundário…
    SRN

    Responder

    Jorge E. F. Farah (JEFF) Respondeu:

    Mario Nelson,
    Sua opinião e de todos os demais que escrevem aqui nos comentários não são apenas respeitadas como incentivadas. Em nome do blog, digo que é uma honra ver o alto nível dos debates que promovem por aqui.
    Porém, mesmo respeitando, eu penso diferente sobre a questão de “vaiar” o Ronaldinho no Blog. Quando exercemos nosso papel de torcedor, ou seja, na arquibancada, não acho produtivo vaiar qualquer jogador, ainda mais o Ronaldinho. Pois ao vaiarmos um jogador de nosso time, aumentamos a pressão conra eles e, consequente, atrapalhamos nosso time. Em campo, durante os jogos, acho que devemos torcer e apoiar. Após o jogo, acho válido qualquer vaia. A cobrança é necessária para dizer que exigimos mais (se for o caso, lógico).
    Agora, quando exercemos o papel de comentárista, é preciso tentar diminuir um pouco a paixão e tentar ouvir a razão. Aí, como críticos, na minha modesta opinião, seja no artigo ou no comentário, podemos “vaiar” qualquer um. Quando digo que Ronaldinho está omisso, é porque sei que poderia participar mais. Eu, particularmente, não admito jogador qu entre em ampo sem estar completamente comprometido com a vitória. Ronaldinho tem se escondido. Assim, não dá para comentar a situação do time sem falar isto. Também não dá para não falar do Deivid. Ele errou feio. Então, daqui eu acho que devo vaiá-los virtualmente. Não considero que estejamos queimando alguém como Ronaldinho com vaias virtuais. Ele é bem mais forte do que isto. Ano passado, aliás, quando começaram a vaiá-lo em campo (sou contra, repito), seu futebol cresceu. Ele ganha para assumir responsabilidades e tem que saber que para jogar no Flamengo exigimos mais.
    Quanto a ter alternativas, eu prefiro um medíocre motivado a um gênio sem tesão.Mas, o ideal é termos o gênio motivado, certo? É é nisto que vou me concentrar.
    Obrigado pela participação,
    Jorge Farah (JEFF)

    Responder

    Náyra Respondeu:

    O problema todo é que se vaia o Deivid quando perde gol, mas logo aplaude quando este faz gol e pronto. Agora o Ronaldinho faz gol, dá passes dificílimos (depois prontamente desperdiçados) e nunca se reconhece, até porque todos esperam o Ronaldinho do Barcelona. O momento da trégua foi o 5 x 4 contra o Santos, mas R10 não foi o único a ligar o turbo aquele jogo, o time todo jogou com garra e disposição.
    Querem vaiar o Ronaldinho, o Deivid, tudo bem, mas vaiem também o Willians, Renato, Gustavo… não importa se podemos esperar muito ou pouco de um jogador, o importante é se em campo ele mais ajuda que atrapalha e tem muita gente que atrapalha MUITO mais que R10!
    SRN

    Responder

    Mario Nelson Respondeu:

    Valeu, Jeff.
    Suas opiniões são também as minhas – e sempre busquei deixá-las muito claras em minhas notas.
    Talvez nossa única divergência real esteja na ênfase, que eu dou, sobre a necessidade de 1)a Diretoria assumir de fato o comando do clube e 2)a comissão técnica agir com eficácia e coragem na beira do gramado.
    Funcionário omisso é incompetência da chefia. Por incapacidade de motivação ou desleixo administrativo.
    Nós, torcedores, pagamos a conta com nossos ingressos nos estádios e ao movimentarmos o gigantesco marketing que hoje envolve o futebol – mas quem está no comando executivo é o dirigente.
    Mas, por favor!, não vamos dar uma de Dungas e embarcar nessa falta dicotomia craqueomisso x perebaesforçado. Há 30 anos isso vem desgraçando o nosso futebol, cujos saudosos padrões hoje são vistos apenas na Europa.
    De qualquer forma, obrigado pelo espaço democrático e flamengo até a medula da espinha (odeio esse negócio de “flamenguista”, isso foi criado pela mídia paulista).
    Vamos divergir sem agredir o que (todos e cada um de nós) temos de melhor: a pele rubro-negra.
    Um abraço
    MN

    Responder

  5. por Mario Nelson em 26/02/2012

    Só para deixar claro um ponto:
    Qual foi o melhor jogo do campeonato brasileiro de 2011? FLAMENGO X Santos.
    Qual foi o melhor jogo (até agora) do carioca 2012? FLAMENGO x Vasco.
    Ou seja: qual é o melhor time do Brasil?

    Responder

    Afonso Luiz da Costa Muniz Respondeu:

    Acho que “Miguezinho Gau$ho é a maior “fria” que o Flamengo entrou em todos os tempos e olhe que já entrou em muitas !!!
    SRN

    Responder

    Mario Nelson Respondeu:

    Afonso, não podia deixar virar esta página sem te dar uma satisfação. Você tem 95% de chance de estar certo – mas eu sou apaixonado e, portanto, irracional na hora de torcer.
    E acho que ainda dá para me agarrar nessa expectativa mais um pouco. Esses 5% de expectativa (veja bem que não falo em esperança) se baseiam no futebol que R10 jogou nos primeiros sete meses de 2011.
    Recuso-me a admitir que ele, em tão pouco tempo, perdeu e esqueceu tudo aquilo que nos deu um carioca invicto, a liderança em uma porção de rodadas da Bola de Ouro e um brasileiro todo lá em cima, brigando pelo título (até começar o corpo mole para derrubar o técnico – quantas vezes já vimos isso?).
    Você tem tudo para estar com a razão, mas… FLAMENGO É FLAMENGO, MERMÃO!
    E nós somos do tempo em que a camisa jogava sozinha.
    Boa semana.
    MN

    Responder

  6. Pingback por Saudações Rubro Negras em 03/03/2012

    [...] observar as terríveis coincidências com 2010. Já falei rapidamente sobre isto no post  Caímos? Então, Vamos nos Levantar!, mas irei enumerá-las novamente, desta vez de forma mais detalhada. [...]

Faça um comentário